por Jeff St. John – GTM

 

Mercedes planeja investir US$ 1 bilhão em uma fábrica para os seus SUVs elétricos e baterias no Alabama (EUA)

A cidade de Tuscaloosa se tornará um centro de fabricação Veículos Elétricos (VE) esportivos para concorrer com modelos da Tesla X e Y. Os clientes da Tesla acompanharão a proposta da Mercedes?

A Mercedes está investindo mais de US $ 1 bilhão para atualizar uma fábrica dos EUA para montar baterias e SUV elétricos – colocando uma grande aposta no mercado de veículos maiores com bateria.

A montadora alemã, de propriedade da Daimler, fez o anúncio nesta quinta-feira na sua fábrica de Tuscaloosa, Alabama, que faz seus modelos SUV GLE, GLS e GLE Coupé.

Juntamente com uma fábrica de baterias nas proximidades, a Mercedes atualizará as linhas de fábrica para construir seu SUV elétrico da marca EQ, o EQ C, começando em algum momento em torno de 2020.

O movimento ocorre quando a Mercedes se prepara para lançar sua linha de EVs mais ampla, começando com o EQ A hatchback de tamanho médio e agora também o EQ C. O CEO da Daimler, Dieter Zetsche, disse no início deste mês que a Mercedes oferecerá versões elétricas de todos os seus modelos até 2022, além de uma nova série de híbridos plug-in, para cerca de 50 novos modelos no total.

Tudo dito, a Daimler planeja investir US $ 11 bilhões em EVs nos próximos cinco anos.

A empresa disse aos investidores que as margens de lucro podem sofrer nos próximos trimestres à medida que aumenta as vendas de EVs – que vêm com aproximadamente metade das margens de lucro de seus veículos de motores de combustão interna – para se preparar para um mercado mundial mais focado em reduzir emissões de veículos.

Os movimentos da Daimler estão sendo acompanhados por montadoras de todo o mundo, e não apenas pelos primeiros entrantes no segmento de EVs, como a Nissan e a General Motors.

A Volvo anunciou em julho que cada novo modelo de veículo lançado a partir de 2019 será um híbrido ou elétrico. A Audi está aumentando a produção EV em sua fábrica de Bruxelas. A Volkswagen comprometeu-se a investir US $ 10 bilhões nos próximos cinco anos para levar 25 novos modelos EV ao mercado até 2025. E a Ford planeja investir US $ 4,5 bilhões em eletrificação até 2020.

Enquanto isso, o mercado elétrico de SUV é definido principalmente pelo modelo X de Tesla – um veículo com portas de gaivota e mal pontuado por pesquisas de satisfação. CEO Elon Musk descreveu isso como o “movimento de tecnologia de tudo legal que poderíamos imaginar, tudo de uma vez”.

O modelo X recebeu o segundo pior ranking dos Consumer Reports em SUV luxuosos de tamanho médio, e os analistas relatam que os registros de veículos nos EUA estão diminuindo nos últimos trimestres. Tesla recentemente baixou o preço de US$ 82.500 para US$ 79.500.

Musk tomou um momento durante um relatório de mercado em maio para abordar o próximo conceito de SUV, o modelo Y, com o cenceito já mais definido. Esse veículo, supostamente apresenta uma “verdadeira mudança gradual” na fabricação, estará disponível, na melhor das hipóteses em 2019, ou mais provável em 2020, disse ele.

Os preços das baterias são um dos determinantes mais críticos no preço dos EVs, que transformou as montadoras em fabricantes de baterias.

O Gigafactory da Tesla em Nevada, bem como sua incursão no armazenamento de energia através de seus sistemas Powerwall e Powerpack, recebeu muita atenção da imprensa.

Mas, a Mercedes também lançou uma empresa de armazenamento de energia nos Estados Unidos que faz uso de sua capacidade de fabricação automotiva – na verdade, a fábrica de bateria que está construindo em Tuscaloosa será a sua fornecedora para todo o mundo.

 

Fonte: https://www.greentechmedia.com/articles/read/mercedes-puts-1b-bet-on-electric-suv-plus-battery-plant?utm_source=Storage&utm_medium=Newsletter&utm_campaign=GTMStorage#gs.Eqdezz4