E.ON faz parceria com o Google para ajudar a impulsionar as ambições solares europeias


A E.ON formou uma parceria com a gigante online Google para ajudar a conquistar o mercado europeu de energia solar.

Descrita como uma “ofensiva em nome da energia solar”, a parceria vai ver o Google trazer o seu “Sunroof” calculadora solar on-line para o mercado alemão. A primeira vez que foi lançado fora de seu primeiro mercado, os EUA.

A ferramenta on-line reúne conjuntos de dados, incluindo endereço, inclinação do telhado e padrões meteorológicos para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre o potencial de instalações solares e como a tecnologia pode ser útil para eles.

A E.ON, a Google e a fornecedora de software Tetraeder ampliarão a ferramenta em toda a Alemanha, tornando-a disponível para mais de 7 milhões de edifícios em cidades e distritos alemães, incluindo Munique, Berlim, Reno e Ruhr.

A versão alemã estará inicialmente disponível exclusivamente no website da E.ON Solar na Alemanha, mas a empresa também revelou que há espaço para estender a ferramenta em outros mercados europeus que pretende entrar, particularmente no Reino Unido.

No mês passado, a E.ON anunciou o lançamento do seu negócio de solar-plus-storage (solar e armazenamento) voltado para o Reino Unido, oferecendo aos consumidores sistemas domésticos de energia solar, baterias e sistemas de gerenciamento de energia entre £ 5.000 e £ 7.500 (libras), com várias garantias de desempenho e economia.

Karsten Wildberger, diretor de operações da E.ON, disse que a ferramenta Sunroof permitiu à E.ON “digitalizar” a venda de sistemas solares, o que também aumentaria o apelo da tecnologia, antes de lançar novos lançamentos de produtos.

“[Sunroof] demonstra claramente os benefícios potenciais da digitalização para a mudança em curso na produção de energia. Juntamente com o Sunroof e a E.ON SolarCloud, estaremos desenvolvendo produtos digitais adicionais para oferecer aos nossos clientes o mais alto grau de independência e segurança através dos sistemas solares E.ON “, diz Karsten Wildberger, COO da E.ON.

A digitalização do mercado da energia está no topo da agenda da E.ON. Em março deste ano, a empresa delineou sua ambição de ser um “pacesetter” no campo, que fez parte de uma ampla reflexão interna sobre seus produtos e serviços.

Fonte: https://www.pv-tech.org/news/e.on-partners-google-to-help-push-european-solar-ambitions