DATA:
06 Aulas nos dias 27/06, 29/06, 01/07, 04/07, 06/07 e 08/07
LOCAL:
Ao Vivo com o professor na plataforma de EAD da Elektsolar! (As aulas ao vivo ficam gravadas e disponíveis posteriormente)
DURAÇÃO:
2 horas de aula por dia, totalizando 12 horas de curso ao longo de 6 dias de treinamento ao vivo das 18:00 às 20:00hrs + Conteúdos das Vídeo Aulas.
Esse curso tem o objetivo de fornecer todas as ferramentas necessárias para que o profissional atue como representante comercial no ramo de vendas de sistemas fotovoltaicos. De modo a fornecer o máximo de informações relevantes ao seu cliente, o representante comercial deve conhecer a fundo a tecnologia fotovoltaica, as variáveis de projeto e operação, além de dominar os possíveis modelos de negócio e retorno financeiro do investimento feito pelos futuros clientes. Todas essas ferramentas são ensinadas durante o curso de maneira clara e objetiva, visando otimizar o processo de venda e entendimento do cliente.
Em resumo, o curso é dividido nos módulos:
Solução Fotovoltaica
- Aplicação da Energia Solar: Térmica e Fotovoltaica
- Grandezas e Comportamento da Radiação Solar
- Dados de Irradiação: Atlas e Softwares
- Componentes de Sistemas Fotovoltaicos: Isolado e Conectado à Rede
- Tecnologias Fotovoltaicas
- Definição e Cálculo do Rendimento e Desempenho do Sistema
- Cálculo de Geração por Módulo
Aspectos Regulatórios
- Marcos Regulatórios: Resolução Normativa 482/2012 e 687/2015 da ANEEL
- Procedimentos para viabilização de acesso: Etapas, atribuições e Prazos
- Sistema de Compensação de Energia
- Modalidades de Compensação e Modelos de Negócios
- Modalidades Tarifárias
- Faturamento para Consumidores Grupo B e A
- Composição Tarifária
- Impostos Federais e Estaduais sobre a GD
- Exemplo de Fatura com GD
Mercado Fotovoltaico
- Evolução e Projeção da Geração Distribuída
- Agentes do Mercado: Estrutura e Foco de Atuação
- Modelos de Faturamento
- Desafios do Mercado
- Preços Médios e Regionais ao Cliente Final
- Preços Médios de Kits
- Preços Médios de Integração
Aspectos Comerciais
- Funil de Vendas Solar: uma jornada da Prospecção ao Pós-venda.
- Identificação do Perfil de Potencial Cliente
- Maiores Dificuldades e Objeções
- Argumentação Comercial
Metodologia para Análise de Viabilidade Econômica e Financeira
- Dimensionamento da Potência a ser instalada para atender a(as) Unidade(s) Consumidora(s) com base:
- Histórico de Consumo Anual (kWh/ano)
- Produtividade do Sistema (kWh/kWp/ano)
- Montar um cenário para análise de viabilidade econômico-financeira com base em diversos parâmetros:
- Tarifa com Encargos
- Inflação Energética
- Degradação Anual dos Módulos
- Investimento na Solução Completa – Turn-key (CAPEX)
- Despesas de Operação e Manutenção do Sistema (OPEX)
- Taxa Mínima de Atratividade do Investidor e Potencial Cliente
- Obter Resultados da Análise:
- Tempo de Recuperação do Investimento (Payback Simples e Descontado)
- Taxa Interna de Retorno para diferentes Horizontes ( 5 à 25 anos)
- Valor Presente Líquido para diferentes Horizontes ( 5 à 25 anos)
- Custo Nivelado de Energia
- Evolução do Fluxo de Caixa ao longo da vida útil do Sistema Fotovoltaico