Bem-vindos ao Curso Online de Fundamentos e Vendas de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede
Esse curso tem o objetivo de fornecer todas as ferramentas necessárias para que o profissional atue como representante ou consultor comercial no ramo de vendas de sistemas fotovoltaicos. De modo a fornecer o máximo de informações relevantes ao seu cliente, o representante comercial deve conhecer a fundo a tecnologia fotovoltaica, as variáveis de projeto e operação, além de dominar os possíveis modelos de negócio e retorno financeiro do investimento feito pelos futuros clientes.
Todas essas ferramentas são ensinadas durante o curso de maneira clara e objetiva, visando otimizar o processo de venda e entendimento do cliente.
Aula 01 – Fundamentos da energia solar
Aula 02 – Fundamentos da Tecnologia Fotovoltaica
Aula 03 – Tipos de Sistemas Fotovoltaicos
Aula 04.1 – Aspectos Técnicos (Irradiação Solar)
Neste módulos vamos entender aprofundar:
- Aplicação da Energia Solar: Térmica e Fotovoltaica
- Grandezas e Comportamento da Radiação Solar
- Dados de Irradiação: Atlas e Softwares
Aula 04.2 – Aspectos Técnicos (Características do Painel e Dimensionamento)
- Componentes de Sistemas Fotovoltaicos: Isolado e Conectado à Rede
- Tecnologias Fotovoltaicas (Características Técnicas do Módulo fotovoltaico)
- Definição e Cálculo do Rendimento e Desempenho do Sistema.
- Cálculo de Geração de energia
Aula 05 – Aspectos Regulatórios
Neste módulo a proposta é identificar aspectos regulatório acerca de soluções fotovoltaicas conectadas à redes.
- Marcos Regulatórios: Resolução Normativa 482/2012 e 687/2015 da ANEEL
- Procedimentos para viabilização de acesso: Etapas, atribuições e Prazos
- Sistema de Compensação de Energia
- Modalidades de Compensação e Modelos de Negócios
- Modalidades Tarifárias
- Faturamento para Consumidores Grupo B e A
- Composição Tarifária
- Impostos Federais e Estaduais sobre a GD
- Exemplo de Fatura com GD
Aula 06 – Aspectos Comerciais
Neste módulo a proposta é identificar aspectos comerciais acerca de soluções fotovoltaicas conectadas à redes.
- Mercado Fotovoltaico
- Evolução e Projeção da Geração Distribuída
- Agentes do Mercado: Estrutura e Foco de Atuação
- Modelos de Faturamento
- Desafios do Mercado
- Preços Médios e Regionais ao Cliente Final
- Preços Médios de Kits
- Preços Médios de Integração
Aspectos Comerciais
- Funil de Vendas Solar: uma jornada da Prospecção ao Pós-venda.
- Identificação do Perfil de Potencial Cliente
- Maiores Dificuldades e Objeções
- Argumentação Comercial
Aula 07 – Metodologia para Análise de Viabilidade para Propostas Comerciais
Neste módulo do curso, a proposta é identificarmos uma metodologia para elaborar uma proposta técnica e comercial:
- Dimensionamento da Potência a ser instalada para atender a(as) Unidade(s) Consumidora(s) com base:
- Histórico de Consumo Anual
- Produtividade do Sistema
- Irradiação Local
- Performance Ratio
- Modelos de Módulos comercialmente disponíveis
- Montar um cenário para análise de viabilidade econômico-financeira com base em diversos parâmetros:
- Tarifa com Encargos
- Inflação Energética
- Degradação Anual dos Módulos
- Investimento na Solução Completa (CAPEX)
- Despesas de Operação e Manutenção do Sistema (OPEX)
- Taxa Mínima de Atratividade do Investidor e Potencial Cliente
- Obter Resultados da Análise:
- Tempo de Recuperação do Investimento (Payback Simples e Descontado)
- Taxa Interna de Retorno para diferentes Horizontes ( 5 à 25 anos)
- Valor Presente Líquido para diferentes Horizontes ( 5 à 25 anos)
- Custo Nivelado de Energia
- Evolução do Fluxo de Caixa ao longo da vida útil do Sistema Fotovoltaico
Aula 08 – Estudo de Caso Aplicado
Neste módulo do curso, a proposta é aplicarmos os conceitos estudados nos módulos anteriores em um Estudo de Caso Real.
Esperemos ter superado a expectativa de vocês, favor nos enviar um Feedback para melhorarmos nosso relacionamento com vocês!
Etapa Final – Avaliação do Desempenho
Caso não consiga enviar pelo formulário acima acessar pelo link: https://forms.gle/z3wKM6CLapPp3TLq5