Por Observador
BMW 530e vai poder ser carregado sem fios
Já disponível no mercado português, BMW 530e iPerformance plug-in hybrid vai passar a contar, em 2018, com uma importante mais-valia: a possibilidade de fazer carregamentos, sem cabos.
Familiar médio equipado com tecnologia híbrida de carregamento em tomada (plug-in), o BMW 530e i Performance prepara-se para dar a conhecer a sua versão de 2018, marcada por uma importante evolução: a possibilidade de realizar carregamentos das baterias sem recurso a qualquer cabo ou tomada, mas apenas via wireless. Uma solução que vem aumentar a funcionalidade do sistema… ainda que opcional.
Segundo revela a própria BMW, o software do sistema wireless de carregamento de 3,2 kW será integrado no já conhecido sistema de infoentretenimento do 530e iPerformance, como forma de permitir, por exemplo, que o condutor acompanhe o processo de abastecimento das baterias, através do ecrã no carro.
Recorde-se que, através do sistema de carregamento convencional, por cabo, mas recorrendo a uma wallbox, o 530e iPerformance demora menos de três horas a carregar as suas baterias de 9,2 kWh. Já através de uma simples tomada doméstica, este mesmo processo demora cerca de cinco horas. Com o novo sistema wireless, o tempo de carregamento deverá rondar as três horas e meia.
“O sistema BMW Wireless Charging para baterias de alta voltagem será disponibilizado como opção para o BMW 530e iPerformance, já a partir de 2018”, anunciou a marca da hélice, acrescentando que “esta tecnologia permite a transferência de energia, sem recurso a cabos”.
Inicialmente apresentado sob a forma de protótipo, o BMW Wireless Charging consiste numa placa, com uma bobina primária integrada, que tanto pode ser posicionada, por exemplo, numa garagem, como ao ar livre. Com o automóvel a receber, na parte inferior, sob o motor, uma segunda placa do género.
Uma vez emparelhadas, é gerado um campo magnético alternado entre as duas placas, através do qual é feita, sem necessidade de recurso a qualquer cabo, a passagem de electricidade, da rede eléctrica para as baterias, a uma velocidade máxima de 3,2 kW.
O Digital Charging System
A BMW já disponibiliza, actualmente, um software que designa de Digital Charging Service e que permite gerir os momentos mais adequados para o carregamento das baterias, segundo as tarifas aplicadas no momento e a possibilidade de utilização de energia solar.
“O BMW Digital Charging Service baseia-se em duas premissas: optimizar o carregamento das baterias em termos de tarifas e a preferência pelo uso da energia solar. No primeiro caso, o veículo ajusta os carregamentos de acordo com a tarifa aplicada ao cliente, de forma a que estes ocorram em alturas em que a electricidade é mais barata”, explica a marca de Munique.
“Já no caso do cliente ter uma BMW Wallbox Connect, o sistema inclusivamente favorecerá a electricidade proveniente de um possível sistema doméstico de captação de energia solar. Não deixando de levar em conta, no momento da sua transferência para o carro, informações como a previsão meteorológica, a quantidade de energia que um sistema de painéis domésticos irá conseguir reunir e as necessidades energéticas da habitação. Determinando, a partir daí, a percentagem de energia que poderá ser desviada para carregar o automóvel. Este, por sua vez, estará também equipado com todos os componentes, eléctricos e não só, para se integrar na rede energética da residência, respeitando os parâmetros definidos pelo proprietário, em termos de consumo de energia”, conclui.
Fonte: http://observador.pt/2017/05/12/bmw-530e-vai-poder-ser-carregado-sem-fios/