ABSOLAR DESENVOLVE CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA DENÚNCIAS CONTRA DISTRIBUIDORAS
O serviço para denunciar as distribuidoras de energia que descumprem as regras e dificultam o acesso do consumidor à geração distribuída foi lançado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)
Possibilitando que as empresas do setor possam relatar oficialmente os problemas encontrados com as concessionárias durante todo o processo de conexão dos clientes à rede local de distribuição de energia, a entidade criou uma espécie de ouvidoria online. Basta acessar link http://www.absolar.org.br/ouvidoria para se conectar ao novo serviço.
Entre as queixas mais frequentes, se encontram exigência de documentos não autorizados pela Aneel, atrasos na vistoria e homologação do sistema instalado – para muito além dos prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a cobrança de valores excessivos nas obras para conexão à rede.
O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk ressalta, “Tratam-se de reclamações recorrentes no País, tanto de empresas de instalação quanto dos próprios consumidores”. O presidente argumenta sobre a nova porta aberta, “As distribuidoras de energia ainda não perceberam que os tempos mudaram e que os clientes não toleram mais serem mal atendidos”.
Segundo Koloszuk, o setor de energia está atravessando um momento muito parecido com o que passou a área de telefonia há vinte anos. “Hoje, a telefonia evoluiu, é digital, o consumidor tem a liberdade de escolher de quem comprar o serviço e não está amarrado ao monopólio de uma empresa”, comenta.
“O setor de energia trilha o mesmo caminho da telefonia e, por isso, é imprescindível que o cidadão esteja no centro da regulação e das decisões. “Hoje, se um cidadão faz uma reclamação perante à Anatel, a companhia telefônica presta esclarecimentos e corrige sua postura em questão de horas, porque sabe que as consequências são pesadas”, acrescenta Koloszuk.
“O panorama do consumidor no setor de energia foi de mal a pior: tarifas que dispararam em quase 500% em seis anos, bandeiras tarifárias muitas vezes vermelhas e um atendimento precário por parte das distribuidoras”, diz Bárbara Rubim, vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR, que vê a atitude das distribuidoras como uma falta de respeito a sociedade.
“Na prática, o consumidor procura uma alternativa a essa realidade e encontra na geração distribuída uma solução capaz de fazer com que economize e, ainda por cima, ajude o País, com a criação de emprego e renda, e a ampliação da estabilidade para nossas precárias redes elétricas e para a matriz como um todo”, aponta Bárbara.
“Percebemos que muitos desses abusos ocorrem porque as distribuidoras são um forte ator do setor de energia, com inúmeros recursos humanos e financeiros e lidam, muitas vezes, com empresas de pequeno porte. É por isso que este canal de denúncia é essencial. Vamos mostrar à sociedade quem realmente está impedindo o cidadão de ser livre”, conclui.
Prejuízos de R$ 200 milhões
Segundo pesquisa do Portal Solar, os atrasos na homologação de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios e indústrias já geraram prejuízos de R$ 200 milhões aos consumidores.
Atraso na homologação cada instalação de sistema FV acarreta cobranças e impede que o consumidor possa utilizar os créditos de energia junto às concessionárias de energia. Hoje demoram quatro meses para homologar cada instalação de sistema fotovoltaico de geração distribuída, segundo estudos que apontam um período que deveria durar, no máximo, uma semana.
Fonte: http://absolar.org.br
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